esta é a nossa pós graduação internacional

lean BLACK BELT practitioner program

para quem procura consolidar conceitos e interagir com um experiente grupo de participantes e com um corpo docente internacional

esta é a capacitação Lean com maior distinção em toda a europa

– EDIÇÃO TOTALMENTE REVISTA E MELHORADA –

Aulas – Model Factory – Master Classes – Gemba Walks – Transformação Digital

Liderança Transformacional

próxima edição:

fevereiro ’24 (Aveiro)

 janeiro ’24 (lisboa)

São dois os perfis-alvo deste Programa: profissionais que tenham a necessidade de aprender todos os conceitos-chave de uma transformação Lean e quem já os aplica e sente a necessidade de os discutir e consolidar, liderando e partilhando esta aprendizagem com os seus pares ao longo de uma intensa jornada de transformação pessoal e profissional.

Explore os 3 documentos-chave da nossa pós graduação

1 | posicionamento de mercado

Partilhamos consigo a nossa Análise Blue Ocean; o Oceano Azul que queremos navegar e explorar consigo.

2 | caderno de curso

Nós não executamos só uma Pós-Graduação, nós criamos Agentes de Transformação

3 | Preços & calendário 2024

Entusiasme-se com o detalhe do nosso Programa e com os Complementos curriculares colocados à sua disposição.

– Quer inscrever-se? Quer saber mais? –

Estamos disponíveis deste lado para  ajudar. Entre agora em contato connosco. Clique sobre um dos meios de contacto abaixo. Estamos ON entre as 8.00 e as 23.00, todos os dias. 

- 01

Acabei a Universidade... O que devo esperar ganhar no arranque da minha vida profissional?

Este programa possibilita-te fazer uma incursão na temática da excelência organizacional e em como liderar um processo de transformação Lean. Vais discutir o conceito de Valor, Cadeias de Valor, Fluxo, Just in Time e Melhoria Continua. Vais aprender sobre como criar Processos de excelência, simples e fluidos, deixando os teus Supervisores positivamente surpresos. É um diferenciador claro procurado pelos empregadores, dando-te  as asas para uma carreira promissora, liderando pessoas da forma correta e criando a base de uma sólida remuneração. Aprofunda TUDO o que eventualmente tenhas aprendido na Universidade, em outras formações complementares ou através do nosso programa inicial FUNDAMENTOS LEAN.

- 02

Já sou um(a) profissional no activo...como pretendem potenciar a minha carreira?

Este programa possibilita-lhe concretizar a (por vezes tão desejada) adaptação aos novos desafios criados dentro da sua organização ou a conversão de conhecimentos que lhe permita catapultar para novos desafios profissionais. É um programa amplo, profundo e completo, assessorado por Docentes internacionais de topo. Aprenderá a compreender os termos e definições, mas acima de tudo, a compreender os Princípios e o Processo de pensamento de uma transformação Lean. Será tudo o que necessita no seu curriculum para um novo ciclo profissional de sucesso!

valoriza decisões baseadas em critérios tangíveis? Nós também.

o que diferencia este programa...

Nós não executamos só uma Pós-Graduação, nós criamos Agentes de Transformação

Decidimos conduzir o nosso próprio processo de reflexão e posicionamento. Explore o nosso estudo de mercado e leia todos os detalhes que nos permitem concluir que a nossa Pós Graduação Lean Black Belt Practitioner é a melhor posicionada nos critérios analisados. Partilhamos consigo a nossa Análise Blue Ocean (↗); o Oceano Azul que queremos navegar e explorar consigo.

criámos todo um novo leque de dinâmicas de aprendizagem, de partilha e de colaboração.

Queremos que a componente experimental represente sempre +50% do tempo de interação e que o Projeto de aplicação, seja o veículo principal da consolidação da aprendizagem ao longo do programa pós graduado.

Quisemos romper com os modelos tradicionais de formação Executiva

O conceito, os conteúdos e a sequência de ensino são o somatório de que aprendemos com os melhores (no mundo) ao longo de +20 anos de experimentação internacional e que desde 2013 partilhámos já com as várias centenas de participantes.

Idealizámos novos estímulos cognitivos

Não damos relevância a Estudos de Caso e não assentamos o nosso modelo de aprendizagem em slides de power points. A nossa Academia inclui toda uma nova e alargada amplitude de complementos pedagógicos, que vão de Visitas Temáticas (Gemba Walks), a Master Classes com peritos (inter)nacionais, a sessões de Transformação Digital, até ao Coaching comportamental individualizado.

o modelo de aprendizagem é uma referência no panorama internacional

Ao nosso corpo Docente internacional compete assegurar a partilha das suas experiências nas inúmeras transformações Lean a que já deram suporte no mundo, explicando o seu Propósito, os Processos de transformação e os traços de liderança necessários na condução das Pessoas. Este Programa já deu provas da sua real capacidade de transmitir novos conhecimentos (Saber) e competências (Saber Estar & Saber Fazer), traduzidas numa verdadeira capacidade de dar inicio à aplicação das práticas e do pensamento Lean em qualquer setor e geografia.

Não só estamos numa rede global de Institutos Lean (↗) representando mais de 30 países em todos os continentes, como essa rede é a maior organização mundial de geração de conhecimento Lean. A nossa Pós-Graduação Lean Black Belt Practitioner energiza-se dentro deste grupo que constitui a Lean Global Network a quem vai buscar um conjunto alargado de experiências (↗), para partilha posterior entre os nossos participantes. A chancela Académica do Programa é assegurada pela Universidade Politécnica da Catalunha (↗) que emite os Diplomas de Pós-Graduação para todas as edições realizadas no espaço europeu (Espanha, Itália, Holanda, Hungria e Portugal).

estrutura pedagógica

Este conceito de ‘imersão’ de uma Academia dentro de uma Business Unit é raro no mundo, é um desejo fundador na LAP e é agora uma realidade. Temos a nossa Academia física, criada de raiz a operar dentro de uma Unidade Industrial. Esta realidade é enormemente relevante para todas partes. Para a Lean Academy Portugal, porque temos assim todo um espectro de boas práticas reais a dar suporte ao conhecimento adquirido em sala à distância de poucos metros. Para os participantes (vindos dos Serviços ou da Indústria) porque têm assim a possibilidade de ‘Ir & Ver’, perguntar ‘Como & Porquê’ e com isso aprofundar a compreensão dos Princípios Lean e para a Eugster & Frismag, porque obtém contributos para a melhoria das suas Cadeias de Valor, sendo que ainda oferecem a possibilidade de realização do Projeto nas suas instalações. Este é um salto que coloca a Pós-Graduação Lean Black Belt Practitioner como a única oferta na europa com este formato de execução.

estes são os nossos docentes

conheça-nos um pouco melhor...

aqui ficará a saber todos os...

detalhes logísticos

- 01

edições anuais

Existem 2 edições anuis da Pós Graduação Lean Black Belt Practitioner. Uma decorre na Universidade de Aveiro em parceria com a UNAVE e tem inicio no 1º semestre letivo. A segunda edição anual decorre na Grande Lisboa na Academia Lean criada ao abrigo da parceria com a Eugster & Frismag. Começa um pouco mais tarde que a de Aveiro, perto do final de ano ou no inicio do seguinte. Procure as datas no nosso documento ‘Calendário & Preços’, partilhado no inicio desta página.

- 02

horários

As edições decorrem tipicamente entre as 17.30h-21.30h às sextas-feiras e entre as 9h-18h aos sábados (programa Base). Se optar por algum dos ‘Complementos pedagógicos’ poderá ter sessões que decorrerão às sexta-feira de manhã ou inicio de tarde.

- 03

Um só programa, mas com vários complementos pedagógicos

Os Complementos são desenhados para complementar a aprendizagem e têm o seguinte mote:

Ir mais fundo
Ficar mais forte
Aprender mais rápido

Escolha se opta pela versão base ou se também pretende adicionar algum Complemento. O programa pode ter variantes locais com adaptações de edição para edição, como resultado do nosso processo de melhoria continua. Consulte sempre a brochura da Edição.

- 04

Instalações & Acessos

Este Programa decorre em instalações pré-definidas. Em Lisboa o nosso Programa é executado nas instalações industriais da Eugster & Frismag (↗) em Torres Vedras. Em Aveiro a nossa parceira é a UNAVE(↗), na Universidade de Aveiro. Em ambas os locais os participantes têm parque de estacionamento gratuito. A LAP disponibiliza a pedido, uma lista de hotéis com as quais possuí acordos de modo a facilitar a estadia (seja na edição de Aveiro ou de Lisboa).

- 05

Visitas | Gemba Walk


Está prevista a realização de pelo menos um Gemba Walk durante o curso do Programa. A organização é flexível de edição para edição e a data fica por conta da disponibilidade do anfitrião para receber a equipa em formação. O corpo docente é responsável por coordenar e informar sobre todos os detalhes, no curso do Programa de formação.

- 06

VALOR DE INSCRIÇÃO​

O valor deste Programa permanece inalterado desde o seu início em 2015. É um valor justo que permite manter e melhorar as condições de aprendizagem para níveis de excelência. Não é o valor mais baixo de mercado, mas provavelmente saberá que o ‘barato’ sai muitas vezes extraordinariamente caro.

Preço Base para a edição de Lisboa: 3900€+IVA (IVA incluído se for a título particular)

Preço Base para a edição de Aveiro: 3700€+IVA (IVA incluído se for a título particular)

Consulte todas as condições comerciais e descontos aplicáveis no documento ‘Preços & Calendário’.

e porque uma imagem vale que +1000 palavras, partilhamos consigo os nossos...

melhores momentos

para o final deixamos

...os nossos testemunhos

A equipa docente superou as minhas expectativas (todos, sem exceção). Além da experiência profissional, excelente didática e demonstrações claras do desdobramento do conteúdo teórico em aplicações práticas na vida real. Não tivemos um "direcionamento" dos conteúdos para a área de atuação do docente, o que considero muito positivo. Uma recomendação: que as notas dos TPC que não alcancem 100% tenham um feedback de onde o aluno poderia ter ido melhor.
O corpo docente, na sua totalidade, esteve sempre acima das minhas expectativas, transmitindo conhecimento, assim como muitas das suas experiências passadas e demonstrando igualmente disponibilidade para nos apoiar sempre que necessário.
Acho que todo o corpo docente foi muito prestável e preocupado com a aprendizagem de todos, houve um grande a vontade entre todos e destaco os grandes conhecimentos de todos docentes, também a partilha de situações e problemas no dia a dia de cada um.
Concluo essa jornada com satisfação. O corpo docente como um todo é extremamente capacitado e mais do que passar conceitos, fizeram sempre questão de passar as experiências práticas e a forma mais real de percebermos cada um dos conceitos. Com alguns tivemos mais contato e com outros menos, pela própria organização do programa de pós graduação, mas gostaria de agradecer a todos os docentes pela partilha de conhecimento, pela alegria e entusiasmo com que o fizeram. O formato sala-model factory-gemba walk é fantástico. Experimentar os conceitos todos nas rondas e consolidar no chão de fábrica é o ponto alto! Os TPCs e as reflexões de cada módulo também foram importantes para exercitar e organizar o pensamento. O desafio diário de "transformar" não é, e não será fácil, mas tenho certeza que estou mais capacitada e confiante para continuar a desempenhar as minhas funções... e para ir além! OBRIGADA!

...e o nosso propósito

É uma obrigação da Lean Academy Portugal com o seu papel societário, criar condições para que os nossos profissionais e estudantes universitários tenham acesso a programas de capacitação que os preparem para a exigente tarefa de alinharem Propósitos, gerirem Processos e de liderarem Pessoas, contribuindo para uma sociedade mais colaborativa com pessoas e organizações de excelência ”
sempre com enormes parceiros a quem muito agradecemos...obrigado!